Descoberto método para lavar muita roupa com pouca água

Postado em sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014 |
Britânicos desenvolvem método de lavagem de roupas com o qual é possível economizar drasticamente a quantidade de água, energia e sabão usados durante o processo.



Idealizado na Universidade de Leeds, Reino Unido, as máquinas da empresa Xeros usam uma técnica totalmente diferente das outras lavadoras. Em vez de apenas água e detergente, a Xeros emprega milhões de grãos de polímero, pequenos e as quais são capazes de absorver manchas e odores das roupas, além de serem reutilizáveis. Por incrível que pareça, não só o processo é mais eficaz na limpeza de roupas, pois a roupa fica mais limpa, mas também é muito mais eficiente. Está se descortinando o futuro das lavanderias.


Funciona assim: mais de um milhão de pequenas contas são adicionados à carga de roupa por meio de uma bomba do repositório com água. Com pouco mais de um copo de água e algumas gotas de detergente especial de Xeros, as contas, em seguida, tornar-se polarizada, de modo que elas atraem as partículas de sujeira. Depois que a água dissolve um pouco as manchas, a mistura é absorvida pelo centro dos grânulos, onde permanece presa para sempre. Após o ciclo estar concluído, as contas são sugadas para fora da carga através de buracos no tambor, onde, em seguida, voltam o repositório de líquido onde são reutilizados. De acordo com os executivos da empresa, este processo tem sido aperfeiçoado de modo que em uma determinada carga, pouco mais de uma dezena de contas permanecem presos em suas roupas ao final.



Infelizmente, as pessoas físicas ainda não poderão usar uma dessas Xeros em sua residência. No momento, a Xeros está vendendo sua tecnologia para clientes comerciais, como hotéis e lavanderias, embora os executivos da empresa confirmaram que um modelo residencial está sendo desenvolvido. 

Eles não puderam nos dar uma data exata ou comentar sobre o quão longe eles estão no processo de desenvolvimento, mas sugeriram que a empresa está trabalhando rápido para encolher a tecnologia a fim de torná-lo mais adequado ao uso doméstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário