Bolo de chocolate (quase) saudável

Postado em sexta-feira, 27 de dezembro de 2013 |


Bolo de chocolate (quase) saudável

Não há como chamar um bolo de chocolate de saudável, mas se tem um que chega perto, é esse. Ele não é um bolo tão decadente como esse, então não posso chamá-lo de melhor bolo de mundo, mas é uma opção muito gostosa para aqueles dias que você quer algo que pese menos a consciência. E ainda é bem pequeno, ou seja, sem chance de comer demais!

Ingredientes:
- ⅓ de xícara (chá) de farinha de trigo integral
- ⅓ de xícara (chá) de farinha de trigo comum
- ½ xícara (chá) de cacau em pó
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- ¾ de colher (chá) de fermento químico em pó
- ¼ de colher (chá) de canela
- ¼ de colher (chá) de sal
- 1 ovo grande
- 1 xícara (chá) de açúcar mascavo (aperte levemente na xícara para medir)
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1 xícara de cenoura ralada no lado fino do ralador
- ⅔ de xícara de iogurte
- Açúcar de confeiteiro para peneirar (opcional)

Como fazer

1. Preaqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe uma forma de bolo redonda de 20 cm. (Se você só tiver formas maiores, o bolo ficará mais baixinho).

2. Numa vasilha média, misture os ingredientes secos: as farinhas, o cacau, o bicarbonato, o fermento, a canela e o sal.

3. Na tigela da batedeira, em velocidade média, bata o ovo e o açúcar até que a mistura cresça e fique cremosa; cerca de 3 minutos. Junte o extrato de baunilha, a cenoura e o iogurte e bata apenas até misturar.

4. Abaixe a velocidade e junte os ingredientes secos em três adições, batendo apenas até a farinha desaparecer na massa. Raspe as laterais da tigela com uma espátula entre uma adição e outra.

5. Coloque a massa na forma e leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até que um palito inserido no meio saia seco. Deixe o bolo amornar e passe uma faquinha nas laterais para ajudar na hora de desenformar. Quando estiver completamente frio, desenforme, peneire com açúcar de confeiteiro e sirva.

2 comentários: