dica doméstica: Seu fogão limpo

Postado em segunda-feira, 16 de setembro de 2013 |


Depois de preparar qualquer refeição, o fogão fica daquele jeito. 
Primeiro, esqueça o uso de palha de aço ou daquele lado mais áspero da esponja. Eles riscam o esmalte e podem danificar o inox do seu fogão.
Anote algumas receitas limpar para a superfície de inox, que é geralmente a parte que mais suja:
- Misture 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com 1 litro de água e use como um detergente para limpar o fogão.
- Faça uma solução com uma xícara de chá de vinagre e duas de água e use para limpar o fogão. Serve também para a bancada da cozinha.
- Pulverize bicarbonato de sódio onde estiver mais engordurado e, em seguida, pingue gotas de vinagre. Elas vão borbulhar e facilitar a saída da sujeira. Retire com uma esponja do lado mais macio para não riscar.  Seque bem com pano limpo e macio.
Para a superfície externa de todo o fogão faça o seguinte: tire os botões de acendimento e use detergente neutro e uma buchinha bem macia. Para esses processos, inclusive na parte de inox, não se esqueça de secar bem com um pano macio depois de limpar. Isso evita o aparecimento de manchas.
Os acendedores geralmente ficam bem escuros e engordurados. Para limpar, escolha alguma das receitas:
- Ferva os acendedores em uma panela com água e 4 rodelas de limão.
- Outra opção é ferver os acendedores na mistura de meio litro de água com cinco colheres de sopa de vinagre. Depois de ferver, mantenha-os na solução da noite para o dia. Aí é só lavar normalmente com detergente neutro.
No caso do forno, se for auto-limpante, um pano úmido resolve. Se não, coloque 1 pires com amônia dentro do forno frio, deixe por 3 horas e proceda com a limpeza com um pano úmido e detergente neutro. O vapor da amônia ajuda a soltar a sujeira.
A amônia é um produto químico, mas, neste caso, ela é apenas uma facilitadora do processo da limpeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário